O radão é um gás radioativo, incolor e inodoro, de origem natural, formando-se espontaneamente no solo e em rochas, principalmente em arenito e xisto. Como gás, consegue entrar nos edifícios a partir do solo, através de fissuras ou fendas no chão e nas paredes, entre outras formas.
Este gás produz partículas radioativas que se dispersam no ar. Essas partículas permanecem nas vias respiratórias e emitem radiação, o que leva a lesões nos pulmões. Quanto maior for a exposição, o risco de doenças como cancro do pulmão é maior (segundo a OMS, atualmente, o radão é o principal causador de cancro do pulmão entre os não fumadores).
←
Radão
Os perigos do Radão
O que é o radão?


Existe radão na Península Ibérica?
Portugal
Em Portugal, concelhos como Braga, Porto, Vila Real, Viseu, entre outros, são descritas como áreas mais propensas á existência de edifícios com elevados níveis de radão nos seus interiores.
A única forma de se saber o nível exato de concentração de radão em Portugal é através da medição, porém a APA (Agência Portuguesa do Ambiente) disponibiliza no seu website um estudo dos níveis médios de radão no país, incluindo “O índice de suscetibilidade ao radão por freguesia” (consultar aqui).
Mapa de suscetibilidade ao radão

Fonte: apambiente.pt, 2024
Espanha
De acordo com a CSN (Consejo de Seguridad Nuclear), cerca de 17% do território espanhol apresenta níveis elevados de concentração de radão. As comunidades Autónomas mais afetadas são Madrid, Galiza e Extremadura. (consultar “Cartográfia del Potencial de Radón de España”).
Apesar dos dados disponibilizados online, a medição continua a ser a única forma de saber o nível exato de concentração de radão.
Mapa del potencial de radón de España

Fonte: csn.es/documents, 2017
A medição demora cerca de 3 meses e é efetuada através de um aparelho (existem vários modelos, de múltiplas marcas que cumprem esta função), colocado no rés-do-chão.
Recomenda-se que sejam efetuadas novas medições, no máximo, a cada 5 anos.
Exemplo de aparelho de medição dos níveis de radão

fonte: utilizador anónimo